Professores anunciam paralisação
Após assembleia no estacionamento da Prefeitura, os professores da Rede Municipal de Itabuna, com o apoio do Sindicato do Magistério – SIMPI, inconformados com a nova proposta de reajuste salarial de 7% parcelado em duas vezes pelo governo, deliberaram paralisação de 72 horas, a começar da próxima segunda, dia 11.
O encontro foi aberto pela Diretoria Sindical, que aproveitou o ensejo para entregar rosas à todas as professoras presentes na assembleia, como forma de homenagem ao dia das mães que se aproxima. Em seguida, os integrantes da Base, eleitos pela categoria, expuseram seus pontos de vista acerca da última rodada de negociação.
De acordo com a professora Cristiane Barros, as negociação estão cada dia mais exaustivas e o governo só alterou a proposta inicial de 6,41% porque o sindicato questionou ao prefeito sobre os boatos de que o seu vice, Wenceslau Júnior, teria sugerido informalmente um percentual de 7%. “Eu nunca vi uma coisa dessas. Uma prefeitura que é controlada pelo vice-prefeito”, dispara a professora.
Após abertura para plenário, todos os presentes tiveram a oportunidade de lançarem suas propostas de mobilização e luta, sendo a da professora Rita Madalena aprovada por 90%, qual seja, paralisação, a partir de segunda (11), de 72 horas das atividades, bem como participação da categoria nos eventos de luta propostos pelo sindicato. Além disso, o SIMPI tentará mais uma rodada com o Prefeito para apresentar a rejeição da assembleia à proposta de 7%, bem como saber se haverá um novo parecer governamental.
A Presidente do SIMPI, Carminha Oliveira, afirma que a categoria está em seu limite e acredita que se a negociação não avançar de forma expressiva é muito provável que haja deflagração de greve. “Estamos sendo pacientes e tolerantes. O governo saiu de um reajuste de 0, passou para 6,41% e agora chegou a 7%. Nossa luta é pela linearidade, 13,01%, nós não somos mercadoria de pouco valor, nos respeite prefeito”, afirma a líder sindical.
Além dos professores, o evento teve participação de estudantes e da imprensa local. De acordo com um dos alunos presentes, é importante a participação da população nas ações de luta dos trabalhadores, pois com a desvalorização do servidor, toda sociedade é afetada. O SIMPI, por fim, agradeceu a todos os presentes e já se prepara para as novas ações que deverão ser encampadas a partir da próxima semana.